Criar uma Loja Virtual Grátis
FATXplorer 3.0 beta 20

FATXplorer 3.0 beta 20 – 16 TB Xbox 360 Suporte USB + desempenho USB aprimorado, suporte Titan

É um momento emocionante para ser um entusiasta original do Xbox ou Xbox 360. 2022 viu 2 novos lançamentos de BIOS ( Cerbios , Titan ) para o Xbox original que adicionam suporte para discos rígidos internos de até 16 TB. Hoje, outra solução de 16 TB chegou, mas desta vez para o Xbox 360: a capacidade de usar até duas unidades de armazenamento USB externas de 16 TB em RGH ou JTAG Xbox 360s. Lançado em maio de 2021 , os patches do xeBuild agora estão prontos, e o FATXplorer possui uma nova ferramenta de formatação para preparar os USBs em pouco tempo.

 

TL;DR

  • Os patches xeBuild USB de 16 TB já estão disponíveis e são gratuitos.
    • Os patches aumentam o desempenho da pilha USB do Xbox 360 e fazem com que os USBs carreguem até 4x mais rápido.
    • Você pode usar dois USBs de 16 TB para armazenamento extra de 32 TB.
    • Use qualquer HDD de 3,5″ 2 TB – 16 TB que você quiser e use todo o espaço para armazenamento de jogos, DLC, perfil e homebrew.
    • Todo o armazenamento de 16 TB é totalmente suportado pelos painéis do Xbox 360 e homebrew. Jogos no formato GoD e xex são lançados sem problemas.
  • O FATXplorer suporta formatação e montagem de partições Titan agora, e o suporte Cerbios foi atualizado.
  • Interessado em HDDs/SSDs SATA internos maiores que 2 TB? Deixe um comentário para que o interesse possa ser aferido.

Como funciona, benefícios, limitações, etc

O FATXplorer 3.0 beta 20 possui um novo menu XL USB Tools com a opção de formatar um USB e aplicar patches:

A janela Aplicar patches explica tudo em detalhes:

Como isso foi feito

Um aprofundamento mais técnico será publicado em outra ocasião, juntamente com o código-fonte dos patches. Aqui está uma visão geral enquanto isso:

A razão pela qual há um limite de 2 TB em primeiro lugar é porque o kernel do Xbox 360 emite apenas operações SCSI de 10 bytes. 4 desses bytes referem-se ao número do bloco/setor lógico. Portanto, a quantidade máxima de dados no USB que o Xbox 360 pode acessar é de 2 TB. Para obter esse valor, basta multiplicar o valor inteiro máximo que pode caber em 4 bytes (4294967295) e multiplicá-lo por 512 (o tamanho padrão do setor).

Para acessar mais dados, as operações SCSI de 16 bytes devem ser usadas. Uma operação SCSI de 16 bytes atualiza o número do bloco/setor lógico para um número de 64 bits, possibilitando o acesso ao espaço além de 2 TB.

Outra limitação é a estrutura DISK_GEOMETRY do kernel . O campo de contagem de setores é de apenas 32 bits. Mesmo com a atualização dos comandos SCSI, não importará se o kernel não puder armazenar a contagem correta de setores. Este campo não pode ser estendido além de 32 bits, então a alternativa é aumentar o tamanho do setor. O tamanho do setor foi aumentado para 4096 e, como resultado, esse campo de contagem de setor de 32 bits agora pode representar um máximo de 16 TB. Como o próprio USB ainda usa setores de 512 bytes e o tamanho do setor de 4096 bytes é essencialmente uma falsificação, um método de conversão teve que ser criado para que a operação de leitura/gravação, com base no tamanho do setor de 4K, fosse aplicada aos setores corretos em o USB.

O problema final a ser resolvido foram as operações de E/S sem buffer. Alguns arquivos, como xexs, são abertos com FILE_FLAG_NO_BUFFERING e são feitas leituras alinhadas ao setor de 512 bytes, mas não alinhadas ao setor de 4K. Com a mudança no tamanho do setor, os jogos não foram lançados. Como um pequeno truque, o suporte FILE_FLAG_NO_BUFFERING / FO_NO_INTERMEDIATE_BUFFERING no kernel foi removido. Tudo então começou a funcionar sem efeitos nocivos aparentes.

 

Melhorias de velocidade

Configuração de hardware de teste de desempenho:

Disco HDD WD Black 3,5″ 7200rpm, Modelo WD4005FZBX (4 TB)
Estação de ancoragem USB Sabrent DS-UTC1

O disco foi inserido na dock station, conectado à parede e, em seguida, conectado a uma das portas USB frontais do Xbox 360. Os números "Antes" foram medidos sem patches relacionados ao desempenho, e os números "Depois" foram medidos com os patches finais lançados hoje.

Quanto tempo leva para o USB aparecer no painel do Xbox 360. Mesmo o maior disco possível é carregado/montado em um tempo muito razoável. Discos menores podem ser quase instantâneos! Você pode notar que diz 16 TB em vez de 4 TB. Para simular o desempenho de carregamento/montagem de um USB de 16 TB, o tamanho do disco de 4 TB foi falsificado para 16 TB, pois um disco real de 16 TB não estava disponível no momento do teste.

Criando um arquivo diretamente na partição USB e gravando zeros nele em pedaços de 1 MB. Consistente em vários testes.

Lendo de volta os dados do arquivo em pedaços de 1 MB. Consistente em vários testes.

Os detalhes técnicos por trás dessas melhorias:

  1. Parece haver um bug da Microsoft que fez com que os volumes USB fossem montados duas vezes. O bug foi causado por uma função no xam que procurava um arquivo secdata.bin em um USB e o desmontava imediatamente. Pouco depois disso, o USB seria montado novamente para realmente configurá-lo para armazenamento do usuário. Esta função no xam não tem uso real e, quando corrigida, reduz os tempos de carregamento/montagem pela metade .
  2. O kernel carrega a tabela de alocação FATX em pedaços de 128 KB. Isso é bom para dispositivos com menos de 2 TB, mas não funciona tão bem em dispositivos de 16 TB com uma tabela de alocação significativamente maior. Ao aumentar esse tamanho de bloco para 268 KB, melhorou consideravelmente os tempos de carregamento/montagem. 268 KB parece ser o tamanho ideal do bloco - qualquer mais alto e o desempenho realmente começa a cair.
  3. Com o SCSI, existe um conceito de duração de transferência, que é a quantidade de dados enviados entre o kernel do Xbox 360 e o USB de uma só vez. O kernel limita o comprimento da transferência para menos de 64 KB. 64 KB – 1 é o número máximo que pode caber no comprimento de transferência de 16 bits de uma operação SCSI de 10 bytes. Outro benefício das operações SCSI de 16 bytes (não bits) é que isso é atualizado para um número de 32 bits, possibilitando um comprimento de transferência maior. Após muitos testes, um novo comprimento de transferência de 256 KB foi estabelecido. Qualquer mais alto e não há melhorias perceptíveis. Ao aumentar o comprimento da transferência, a quantidade de viagens de ida e volta através da conexão USB é reduzida, aumentando assim as velocidades.

No geral, as velocidades de carregamento/montagem são uma ordem de magnitude mais rápidas, e as velocidades gerais de leitura/gravação obtêm um aumento modesto no desempenho. Ainda assim, mesmo uma modesta melhoria de leitura/gravação pode aumentar ao trabalhar com muitos arquivos. Lembre-se de que o Xbox 360 usa USB 2.0, portanto, as velocidades são lentas pelos padrões modernos. É recomendável que você jogue no HDD interno em vez do armazenamento USB. O HDD interno ainda é mais rápido.

Você ainda deve considerar o uso de um USB pelo menos 3.0 ou superior para que o FATXplorer possa interagir com ele muito mais rápido. Unidades USB 3.0 ou superiores funcionarão no Xbox, mas em velocidades 2.0.

Alteração do sistema de arquivos

Normalmente, o armazenamento USB do Xbox 360 é formatado em FAT32. Esses patches alteram o sistema de arquivos para FATX. Uma única partição FATX ocupa toda a unidade. Isso facilita a formatação e você pode acessar várias centenas de megabytes (ou mais, dependendo do tamanho do disco) de espaço adicional através da eliminação de recursos e estruturas de dados desnecessários do FAT32.

Hardware recomendado

Geralmente, qualquer unidade USB, adaptador ou estação de acoplamento de qualidade deve ser suficiente. Sinta-se à vontade para comprar qualquer HDD (ou SSD) que desejar que tenha entre 2 TB e 16 TB. Não compre nada maior que 16 TB – não funcionará! Quaisquer problemas provavelmente virão do adaptador USB ou da estação de acoplamento e não do próprio disco. O FATXplorer executará uma verificação de compatibilidade de hardware no assistente de formatação. Qualquer coisa que o FATXplorer permita que você formate deve funcionar no Xbox 360.

  • Os discos de 3,5″ devem ser fornecidos com energia extra e não podem ser alimentados por uma única porta USB do Xbox 360. Recomenda-se uma estação de encaixe que se conecte à parede. O Sabrent DS-UTC1 funciona bem.
  • Discos de 2,5″, incluindo SSDs, não requerem energia extra e um simples adaptador SATA -> USB será suficiente. O adaptador StarTech USB312SAT3CB funciona bem.
  • Unidades flash USB maiores e mais novas devem funcionar, mas se forem menores que 2 TB, não há garantia. Os testadores relataram que a maioria das unidades flash USB não funciona. Você deve usar um disco de 3,5″ e uma estação de encaixe.
  • Os discos devem ter o formato de setor 512n ou AF 512e. O AF 512e é recomendado, pois parece ter um melhor desempenho com os patches. Os discos nativos de 4K não funcionarão, mas pode ser possível fazê-los funcionar emitindo um comando SET SECTOR CONFIGURATION em discos suportados. É recomendável que você verifique as especificações do produto para o formato do setor e verifique se não é 4K Nativo. 4K Native é incomum em produtos de consumo e é usado principalmente em produtos corporativos/datacenter.
  • Tamanho máximo do disco em bytes: 17592186040320

Grandes USBs em ação

32 TB, conforme mostrado no painel do Xbox 360.

32 TB, conforme mostrado no painel do Xbox 360.

Detalhes de capacidade e espaço livre conforme mostrado no painel do Xbox 360.

 

Navegando em arquivos no USB usando o Menu Xex. Ambos os USBs podem ser acessados

 

Os jogos salvos podem ser carregados de ambos os USBs.

Ambos os USBs são mostrados no Gerenciador de arquivos do Aurora.

Ambos os USBs são mostrados no Freestyle File Manager.

Atualmente, não há problemas conhecidos com nenhum aplicativo/painel da Microsoft ou homebrew.

Custo

Os patches e o formatador USB são gratuitos e permanecerão assim após o beta. No entanto, apenas o FATXplorer poderá navegar no USB quando estiver conectado ao seu PC, e isso exigirá uma licença paga após o período de avaliação (a versão beta ainda é gratuita para uso sem restrições).

Outras mudanças na versão beta 20

Beta 20 tem o maior changelog até agora. Suporte a partição Titan, tamanhos de cluster adicionais para Cerbios, pular discos do SO durante a detecção/formatação do dispositivo e muito mais. Notas de lançamento completas

Qual é o próximo?

Os autores do J-Runner e do xeBuild podem adicionar esses patches às suas distribuições de software, mas provavelmente não imediatamente enquanto a comunidade os testa para garantir que tudo funcione conforme o esperado.

Há também uma chance de que isso possa ser estendido para permitir HDDs/SSDs SATA internos maiores que 2 TB, mas há mais desafios técnicos a serem superados antes que isso seja possível. Além disso, existem outras limitações físicas:

Você está disposto a fazer o mod de energia SATA interno de 3,5″? Ou tem dinheiro para queimar em um SSD grande?

 

Baixe o beta 20 nesta página

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese


Total de visitas: 3902