FATXplorer 3.0 beta 15 – a formatação de um arquivo agora é suportada
O FATXplorer 3.0 beta 14 introduziu ferramentas de formatação redesenhadas , apresentando pela primeira vez a formatação OG do Xbox e várias melhorias na formatação do Xbox 360. Beta 15 corrige vários problemas com as ferramentas de formatação e também adiciona um novo recurso: a capacidade de formatar/criar um arquivo.
Beta 15 está disponível para download agora. Use o atualizador no aplicativo para obtê-lo ou faça o download aqui .
Por que formatar um arquivo?
Existem alguns motivos pelos quais a formatação de um arquivo é útil:
- Ele fornece um caminho mais fácil para testar as Ferramentas de Formatação. Você não precisa de um dispositivo real para testá-lo agora.
- O arquivo formatado é totalmente utilizável/montável no FATXplorer, o que significa que você pode experimentar a maioria dos recursos do FATXplorer sem precisar de um dispositivo real
- Para uso com xemu – um emulador original do Xbox . O xemu utiliza imagens de disco e você pode usar o FATXplorer para criá-las agora, em qualquer tamanho que desejar.
Embora seja possível restaurar um arquivo em um dispositivo exatamente do mesmo tamanho, isso não é recomendado porque geralmente é uma perda de tempo e é muito mais rápido formatar o dispositivo diretamente e depois copiar seu conteúdo.
Quando você abre as Ferramentas de Formatação na versão beta 15, fica assim:
Você escolhe entre os mesmos tipos de dispositivo de antes, mas agora pode indicar se deseja formatar um arquivo em vez de um dispositivo real.
A próxima página, com a caixa de seleção marcada, se parece com isso:
Aqui você escolhe um local para salvar o arquivo e também o tamanho que deseja que o arquivo seja. Por conveniência, os botões Min e Max são fornecidos. Quando clicados, eles definirão o tamanho para o menor e o maior tamanho de dispositivo respectivo para o tipo de dispositivo escolhido. Por exemplo, clicar em Min ao formatar um OG Xbox MU inserirá 12 KB e Max inserirá 4 GB. Além de Min e Max, você também pode inserir qualquer tamanho dentro desse intervalo. Apenas certifique-se de ter espaço suficiente para armazenar o arquivo, pois ele será criado em seu sistema de arquivos no tamanho exato que você especificar. Não há recurso de expansão dinâmica/tamanho máximo como há com VHDs.
A partir desse ponto, o processo é o mesmo que se você estivesse formatando um dispositivo real. Você pode personalizar suas partições, pré-carregar, etc. Há uma pequena diferença no final: a opção “Quick Format” foi substituída por uma opção diferente: Create Clean File:
Se você marcar esta opção, todo o arquivo criado será zerado antes de ser formatado. Isso pode ser muito lento e geralmente não é necessário, a menos que você planeje compartilhar o arquivo com outras pessoas ou apenas queira um arquivo limpo e zerado por qualquer motivo.
Se você não marcar esta opção (o padrão), o arquivo será criado, mas não zerado. O que isso significa é que, se, por exemplo, você criar um arquivo de 1 TB, 1 TB de dados excluídos do seu PC podem acabar no arquivo. Normalmente o Windows não permite que isso aconteça por motivos de privacidade, mas o FATXplorer usa uma API especial do Windows ( SetFileValidData ) para evitar a zeragem de dados. Parar o Windows de zerar o arquivo faz uma grande diferença no tempo que leva para formatar um arquivo grande. Por exemplo, ao formatar um arquivo HDD Xbox OG de 1 TB (como na imagem acima), é a diferença entre gravar 68 MB de dados e 1 TB + 68 MBDe dados. Com esta opção desmarcada, criar e formatar um arquivo HDD Xbox OG de 1 TB é basicamente instantâneo. Aqui está um gif mostrando a criação e formatação de um arquivo de 1 TB. Também está sendo criado em um disco rígido – não em um SSD!
Qual é o próximo?
O próximo recurso planejado é o suporte de formatação para USBs do Xbox 360 maiores que 2 TB. Isso exigirá patches xeBuild especiais. A experiência será semelhante aos recursos de formatação/patch de USB que o FATXplorer teve há vários anos, que estendeu o limite para 2 TB (até que a própria Microsoft fez isso em uma atualização subsequente do sistema).
Há também a possibilidade de adicionar a capacidade de formatar HDDs internos maiores que 2 TB para Xbox OG e Xbox 360. Isso é mais complicado que USB (que já era bem complicado). Notícias sobre isso não são esperadas tão cedo, e a memória limitada dos consoles pode torná-la inviável. Veremos!