As tão esperadas Ferramentas de Formatação do Xbox Original chegaram no FATXplorer 3.0 beta 14, que está disponível para download imediato.

As novas ferramentas de formatação

O FATXplorer tem ferramentas de formatação há anos, mas elas são exclusivas do Xbox 360. O suporte para discos rígidos e unidades de memória originais do Xbox já está disponível. Há uma ampla gama de opções de formatação para discos rígidos originais do Xbox, dependendo do BIOS instalado no console, e muito esforço foi feito para cobrir todos os cenários. As opções de formatação do Xbox 360 também foram aprimoradas com novos recursos e aborrecimentos comuns foram resolvidos.

Tipos de dispositivos suportados:

Selecionando um dispositivo:

Formatação original do Xbox

Todas as configurações de particionamento comuns são suportadas, com extensas explicações para cada opção:

O botão azul é um botão de tradução que permite traduzir as informações para qualquer outro idioma (abre o Google Translate no seu navegador). Esta é uma informação importante, então isso foi adicionado para ajudar na acessibilidade.

Sua seleção do BIOS afetará a personalização da partição na próxima página. Para este exemplo, LBA-Incresing BIOS, Partition Table foi escolhido:

Você pode configurar tamanhos de cluster de partição nesta página. Ao escolher BIOS LBA-Increasing, Partition Table , você também pode alterar o tamanho das partições. Basta clicar duas vezes:

Algumas partições são opcionais e você pode especificar se deseja formatá-las ou não marcando “Formatar”. Observe que a configuração de tamanhos personalizados é suportada apenas para OG Xbox e BIOS com aumento de LBA, opção de tabela de partição. Em todos os outros casos, os tamanhos são definidos e não podem ser alterados. Por padrão, o FATXplorer aplica uma configuração recomendada que faz o melhor uso do espaço disponível, então na maioria das vezes você pode simplesmente clicar em Avançar.

Formatação do Xbox 360

Aqueles que usaram as ferramentas de formatação do Xbox 360 do FATXplorer no passado apreciarão estas melhorias:

  • A página de seleção de dispositivos foi melhorada:
    • Ele agora mostra mais informações para facilitar a seleção do dispositivo certo. Você pode ver isso na segunda captura de tela deste post (acima).
    • O disco nº 0 não é mais filtrado. A intenção original por trás disso era evitar a formatação acidental da unidade do sistema operacional, mas agora é aparente que a unidade do sistema operacional não é, em alguns casos, o disco #0.
  • Quando a formatação falhou em versões anteriores com um erro “Acesso ao caminho negado”, o conselho era remover todas as partições existentes do Windows. O FATXplorer agora removerá todas as partições do Windows para você, e outras alterações foram feitas que devem reduzir significativamente as chances de obter esse erro em geral.
  • Agora você pode pré-carregar arquivos em partições (mais sobre isso abaixo).
  • A página do setor de segurança foi aprimorada. O FATXplorer agora validará o Setor de Segurança em relação às informações do firmware do disco e informará se as informações correspondem ou não. Se não for fornecido nenhum Setor de Segurança ou um incompatível, você terá que marcar uma caixa confirmando que compreende as consequências.

 

Recursos compartilhados

Esses recursos se aplicam às ferramentas de formatação Original e Xbox 360.

Novo: Pré-carregamento

O pré-carregamento é um novo recurso destinado principalmente a lojas de console e indivíduos que preparam e vendem HDDs (ou consoles com HDDs) para seus clientes. Para cada partição que será formatada, você pode especificar um arquivo zip ou uma pasta contendo o conteúdo que deseja carregar na partição durante a formatação. Por exemplo, se você estiver formatando um novo HDD original do Xbox, você pode pré-carregar as partições C & E com os arquivos necessários que você baixou da comunidade em algum lugar. Dessa forma, assim que a formatação estiver concluída, você poderá colocar a unidade em seu console imediatamente. Você não precisa copiar nada sobre si mesmo.

O processo de pré-carregamento é muito simples. Você escolhe uma partição para pré-carregar usando o menu suspenso e, em seguida, especifica um arquivo zip ou uma pasta. Você pode especificar 1 arquivo zip ou pasta por partição.

 

Se você selecionar um arquivo zip, também há uma opção para calcular as somas de verificação do arquivo zip para que você possa verificar se o arquivo está correto/baixado corretamente.

Novo: Limpeza completa do disco

Logo antes de iniciar a formatação, agora você pode especificar se deseja formatar rapidamente o disco. O FATXplorer sempre tem discos formatados rapidamente por padrão. Se você quiser que o FATXplorer limpe todo o disco antes de configurar as partições do Xbox, desmarque esta opção. Isso pode adicionar horas ao tempo de formatação e geralmente não é necessário, mas a opção agora está aqui para usuários avançados que desejam. Há também um botão Cancelar que pode ser usado para interromper a operação de limpeza.

Configurando um nome

Você ainda pode nomear seu dispositivo. Isso é exibido no console em vários lugares. Novo: Suporte para unidades de memória OG Xbox. Não há recurso de nome para HDDs Xbox OG porque o Xbox original não tem conceito de nomes para HDDs - apenas unidades de memória.

Recursos descontinuados / ausentes

A formatação da unidade de memória interna do Xbox foi descontinuada. Na realidade, ninguém usou isso, e foi um recurso desnecessário que causou confusão.

O botão "voltar" não está presente no momento. A adição de suporte ao Xbox OG trouxe várias complexidades de código que tornaram o suporte a um botão Voltar mais complicado em comparação com o suporte exclusivo do Xbox 360. Provavelmente voltará no futuro.

Uma prévia das novas possibilidades de formatação USB foi recentemente compartilhada aqui . O Beta 14 não suporta a formatação de USBs extragrandes. O suporte virá em uma versão beta futura, supondo que tudo corra bem com o desenvolvimento e teste do patch.

O FATXplorer ainda não consegue bloquear e desbloquear HDDs Xbox OG. Se você formatar um HDD Xbox OG e seu console exigir que o HDD seja bloqueado, você precisará bloqueá-lo usando a ferramenta de sua escolha. É improvável que isso mude, mas opções alternativas estão sendo investigadas.

Perigo!

A formatação é uma operação destrutiva. Por favor, tome muito cuidado ao selecionar o dispositivo certo. As versões anteriores do FATXplorer podem ter falhado ao formatar discos com partições existentes do Windows, mas esta nova versão não. O FATXplorer confirmará o nome do disco na página de revisão logo antes de você clicar no botão Formatar. Se você formatar acidentalmente o disco errado e foi um formato rápido, você poderá recuperar seus dados. Alguns sistemas de arquivos/layouts de partição armazenam informações de backup no final do disco. Essas informações podem ajudar na recuperação de dados. Um formato rápido sem pré-carregamento não grava muitos dados, portanto, as chances de recuperação podem ser boas se for dada a devida atenção.

Outras mudanças na versão beta 14 não relacionadas à formatação

  • Cálculo de tamanho de disco aprimorado. Vários usuários relataram problemas decorrentes de pontes USB relatando um tamanho de disco incorreto. Essa melhoria deve corrigir todos os problemas relacionados ao tamanho do disco. (Aconteceu principalmente com hardware Seagate)
  • Detecção de dispositivo aprimorada. O processo de detecção não terminará mais prematuramente se ocorrer um erro de leitura em algum ponto do processo.
  • Se um disco estiver configurado offline (por exemplo, por meio do Gerenciamento de Disco do Windows), o FATXplorer agora tentará colocá-lo online (quando não estiver no modo somente leitura) para que as operações de gravação funcionem.
  • Removido o  botão Carregar Especial  . Após uma análise mais aprofundada, não são necessárias opções de carregamento especiais adicionais.
  • Corrigidos todos os problemas pendentes de DPI/escalonamento. Mais notavelmente, novos ícones de dispositivos foram adicionados para melhorar a escala.
  • Corrigido um erro "Acesso ao caminho negado" que ocorreria ao carregar um arquivo de imagem de backup somente leitura ou diretório de dados USB do Xbox 360 com 1 ou mais arquivos somente leitura. Quando esses arquivos são carregados no modo não somente leitura, o atributo somente leitura nos arquivos agora será removido. (Alguns programas de backup definem este atributo após o término)
  • Adicionada uma caixa de mensagem de aviso quando partições originais do Xbox formatadas incorretamente são detectadas/carregadas.
  • Beta 14 foi testado no Windows 11 Insider Preview build 22000.51 e nenhum problema foi identificado.
  • Driver atualizado para v20.0.7836. O suporte a ID de arquivo foi aprimorado. As atualizações de driver podem exigir uma reinicialização.
  • A data de expiração foi alterada para 28 de setembro de 2021.